sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Interruptor Paralelo com interruptor Intermediário

Quando se tem a necessidade de comandar o circuito em vários pontos diferentes, 
lança-se mão de um sistema múltiplo, representado na figura 7, denominado interruptor 
intermediário ou four-way (quatro vias), isto porque o mesmo é conectado entre dois 
interruptores paralelos. 
Simbologia:

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Partida direta com reversão para motores trifasicos

Circuito elétrico indicado para comando de motores usados em potões.
O circuito elétrico apresentado aqui é indicado para o comando de motores usados em sistemas de abertura e fechamento de portões.
Ao pressionarmos B1, o contator C1 atraca, fazendo com que seus contatos se fechem. Com B0 todo o sistema é desligado.
C1 é um relé de proteção do tipo que depende da corrente nominal do motor. C1 e C2 são do tipo 3TB44, mas outros também podem ser usados sem problemas. Deve-se apenas observar que todos os elementos do circuito sejam dimensionados para suportar a corrente do motor. Para que o motor gire para o lado anti-horário (inversão) é só pressionar Be para girar no sentido horário basta pressionar B1.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tabela rele termico


Partida chave compensadora


Chave de Partida Compensadora A chave de partida compensadora alimenta o motor com tensão reduzida em suas bobinas na partida. Essa redução é feita através da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal. A redução da corrente de partida depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador: ●TAP 65% - Redução para 42% do seu valor de partida direta ●TAP 80% - Redução para 64% do seu valor de partida direta A chave de partida compensadora é utilizada em motores que partem sob carga; o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor. São vantagens da chave compensadora: • Pode ser utilizado com qualquer motor trifásico; • Necessita apenas de 3 fios no motor; • O motor permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca dos contatores; •Corrente de partida entre 42% a 100% da nominal; •Partida com carga. Desvantagens: •Custo mais caro; •Ocupa maior espaço; •Baixo número de manobras consecutivas devido ao autotrafo. 1.2 Autotransformador O autotransformador é um transformador especial, com o secundário derivando do próprio primário. Para a utilização em chaves compensadoras os pontos centrais são chamados de TAP, existindo normalmente os TAPS de 65%, 80% e 90%. O autotransformador para chave compensadora é projetado para trabalhar em um curto espaço tempo, para reduzir espaço e custo de aquisição. Na especificação do autotransformador específica-se o número de partidas por hora máximo. Como este tipo de chave é utilizado normalmente para motores de potência elevada, acima de 50 CV, estes autotransformadores são vendidos com termostato de proteção.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

circuito paralelo

COMO INSTALAR LAMPADA CIRCUITO PARALELO Instalando uma lampada em paralelo Lembre-se de verificar a tensão de sua residência, se ela é 127v ou 220v. Isto feito, vamos ao local onde você ira instalar o circuito paralelo. Para efeito de exemplo, vamos colocar este circuito na sala, e faremos com tensão de 127v. Vamos ligar a luz em uma extremidade e a desligaremos em outra. E vice e versa. vamos convencionar como: P/ fio fase: use o vermelho P/ fio neutro: use o azul P/ fio retorno: use o preto Para a execução deste circuito proceda da seguinte maneira. 1º – Identifique o fio fase(vermelho)de sua rede e Leve-o até a caixinha de entrada de sua sala onde ficará um dos interruptores. Lembrando que a bitola é de 1,5mm 2º – Você precisará de mais dois fios que ira de um interruptor ao outro. leve estes dois fios até o outro interruptor onde você está realizando o paralelo, os mesmos podem ser de mesma cor, 3º – leve um outro fio retorno(preto) do bocal, até a caixinha de saída onde você fará o paralelo. Você deve constatar que existem três pontas de fio todos de mesma bitola(espessura)1,5mm em ambas caixinhas para interruptor. Dois fios de mesma cor, que serão os paralelos, e em uma das caixinhas alem dos dois paralelos um vermelho que é o fase, e em outra extremidade, alem dos dois fios, mais um preto que é o retorno. 4º – não se esqueça do fio neutro(azul), pois deve ir de sua rede, ou de seu quadro de distribuição até o bocal. 5º - não se esqueça que os interruptores, devem ser para paralelos, ou seja, com três borns(parafusinhos) cada um, e você precisará de dois interruptores. 6º – faça todas as conexões: A: no bocal conecte os fios retorno em um born do bocal e o fio neutro em outro born do bocal. B: nos interruptores conecte os fios paralelos nas extremidades, e o fio fase no born central do interruptor, e no outro interruptor, proceda da mesma maneira com os paralelos e também conecte o fio retorno no born central. Pronto seu circuito paralelo está ligado e com certeza está funcionando.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Partida Estrela Triângulo

 Comando Estrela Triangulo
A finalidade de um motor em sistema estrela triângulo é a de se reduzir a corrente de sua partida, ou seja, a corrente de pico no momento da partida. É necessário que o motor seja do tipo de rotor em gaiola de esquilo, e todas as pontas de ligação(6 se o motor for de seis pontas, 12 se for de doze pontas)devem ser externas.
A tensão triângulo deve ser a mesma da rede(será nesta tensão que o motor irá trabalhar). A tensão em extrema (tensão de partida do motor) também será a mesma da triângulo, a diferença está no tipo de ligação dos terminais do motor(na ligação estrela o motor oferece mais resistência a passagem de corrente, diminuindo assim a corrente de pico).
Funcionamento
Pressionando B1, as bobinas dos contatores K1, K2(Ligação em estrela) e do relê temporizador D1 serão alimentadas, fechando o contato de selo de K1(NA) e de K2(NA).
Após o tempo programado o contato NF de D1 será aberto, a alimentação da bobina de K2 será cortada, ao mesmo tempo o contato NA de D1 será fechado, alimentado a bobina de K3(Ligação em triângulo). K3 será mantido energizado através de seu contato de selo NA.

Partida estrela triângulo
A Partida estrela triângulo é um método de partida de motores elétricos trifásicos, no qual
utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave, que pode ser manual ou automática, é interligada
aos enrolamentos do motor, que devem estar desmembrados em 6 terminais. O motor parte em configuração estrela, aonde cada enrolamento receberá a uma tensão mais baixa
(fase neutro). Após o motor vencer a sua inércia, a chave é atuada, convertendo a configuração para
triângulo, aumentando a tensão nos enrolamentos (fase fase). Logo, para um sistema trifásico 220/
380 V, cada enrolamento do motor inicia com 220 V e termina a partida em 380 V, no qual será sua
tensão nominal.
Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida
em aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.
O uso de Partida Estrela triângulo não pode ser usado em qualquer situação. Na verdade o sistema
exige que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais e que a tensão nominal (tensão da
concessionária) seja igual a tensão de triângulo do motor.
Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que o
fechamento para triângulo só deverá ser feito quanto o motor atingir pelos menos noventa por cento
da RPM nominal deste. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela triângulo deverá está baseado
neste fato. O uso de um tacômetro é essencial nesta tarefa na primeira vez que for testar o sistema
com carga. A mudança da configuração para triângulo sem que o motor tenha atingido este
percentual de rotação provocaria pico de corrente praticamente igual ao que teria se usasse partida
direta. Se o motor em questão não preenche este quesito por conta da carga instalada, é conveniente
que seja usado um outro tipo de partida como: Chave compensadora, Soft-start ou até mesmo um


 Inversor de frequência nesta função, etc.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Partida direta de motores trifasicos

 Partida direta 
 

A partida direta de motor de indução trifásico, a plena tensão, é empregada nos casos 
em que a corrente de partida pode atingir valores razoavelmente reduzidos, como no caso de 
motores trifásicos de pequena potência (potência fracionada ou potência inteira até 5cv) ou em 
situações que seja preciso empregar todo o conjugado no instante da partida, como exemplo de 
motores que necessitam partir com plena carga no eixo.  

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ligação de lâmpada simples


A instalação de um interruptor se faz ligando um fio Neutro  diretamente ao bocal que receberá a lâmpada.
E ligando o fio fase  no parafuso de um dos lados do interruptor.
Em seguida liga-se uma ponta de um novo fio, no parafuso que estiver vazio no interruptor e a outra ponta deste fio irá até o bocal da lâmpada. Tensão 127V Fase e neutro ou 220V fase e fase.
Esquema de ligação :

motor

Motores Elétricos Um motor elétrico é uma máquina capaz de transformar energia elétrica em energia mecânica, utilizando normalmente o princípio da reação entre dois campos magnéticos. Os motores por suas características de construção e funcionais, podem ser classificados genericamente como: (a) de corrente contínua, (b) de indução ou assíncronos e (c) síncronos. Este texto apresentará em detalhes apenas os motores de indução trifásicos e monofásicos. Do motor síncrono será dada apenas uma descrição, sendo que os motores de corrente contínua não serão abordados. IX.1 Motores de Indução Trifásicos (MIT) Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: um Estator e um Rotor. O estator constitui a parte estática de um motor e o rotor sua parte móvel. O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos que deverão criar um campo magnético no estator. O rotor, composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente como o estator, tem também o formato de um anel (vista frontal), com os enrolamentos alojados longitudinalmente. O motor de indução é o motor de construção mais simples. Estator e rotor são montados solidários, com um eixo comum aos “anéis” que os compõem. A aplicação de uma tensão nos enrolamentos do estator irá fazer com que apareça uma tensão nos enrolamentos do rotor. Assim o estator pode ser considerado como o primário de um transformador e o rotor como seu secundário. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Esquema de ligação de lampada simples

tabela de preços mão de obra

Serviço
Valor cobrado
Troca ou substituição de; Lampada (até 3m do chão), interruptor, bocal, plug, tomada, Chuveiro Elétrico e (troca de resistência de chuveiro)
R$ 30,00
Cada um
+ visita
Chuveiro Elétrico Instalação (com expansão de carga)
R$ 80,00
Chuveiro Elétrico Instalação de (novo circuito independente com disjuntor)
R$ 100,00
Manutenção; em (lampadas fluorecente com reator)ou(Ventilador troca de capacitor) a partir de
R$ 30,00
Instalação ou troca de (ponto de luz) simples com passada de fios e interruptor
R$ 50,00
Tomada: adicionar ao circuito já existente com passada de fios
R$ 50,00
Tomada especial 127v ou 220v (bi ou tri polar com aterramento) para micro-ondas, fritadeira...
com circuito novo adicionado independente com disjuntor próprio.
R$ 100,00
Ventilador / exaustor; troca simples (substituição) sem passada de fios
R$ 60,00
Ventilador / exaustor (Instalação) com passada de fios e comando (+ R$ 20,00 com lâmpada)
R$ 100,00
Correção de: conexão antiga, falha ou avaria nas instalações elétricas (a partir de)
R$ 80,00
Substituição de disjuntor (com verificação de sobrecarga)
R$ 30,00
Troca de disjuntor e fiação com expansão de carga ( e com verificação de sobrecarga a partir de)
R$ 80,00

Quadro de distribuição: barramentos ou jamper de derivação em instalação nova ou expansão de rede (preço por disjuntor com ramada de fio de saída)


R$ 35,00
Padrão de entrada (sede de medidor) monofásico até (5Kva) RECOM BT LIGHT
(Somente; projeto, + pedido de ligação e Montagem do kit)                                  A partir de: 
R$ 100,00
+ R$100,00 com fixação de poste.
Padrão de entrada (sede de medidor) trifásico até (15Kva) RECOM BT LIGHT
(projeto, pedido de ligação e Montagem do kit)                                                          A partir de:
R$ 250,00
+ R$100,00 com fixação de poste.
Instalação de rede subterrânea por Metro linear (em terra, gramado...)
R$ 8,00
Instalação de rede subterrânea por Metro linear (em obstáculo piso concretado, pedra...)
para acabamento deve contratar pedreiro
R$ 15,00
Colocação de eletroduto condulete externo (metro linear)
R$ 2,50
Conversão da tenção de equipamentos (simples)
R$ 80,00
Conversão de tenção de equipamentos (complexa)
R$ 160,00